Foi divulgada na última sexta-feira (17), a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, chamada Ascese quaresmal, itinerário sinodal. Nela, o Pontífice faz um convite a colocar-se a caminho no seguimento de Jesus para aprofundar e acolher o seu mistério de salvação, e destaca a relação entre o caminho quaresmal e o caminho sinodal que nós, como Igreja, nos comprometemos a realizar, radicados na tradição e abertos para a novidade.

“Neste tempo litúrgico, o Senhor nos toma consigo e nos conduz à parte. Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir «a um alto monte» junto com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese”, ressalta.

Em sua mensagem, Francisco explica que a ascese quaresmal “é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências de seguir Jesus pelo caminho da cruz”. E conclui: “Queridos irmãos e irmãs, que o Espírito Santo nos anime nesta Quaresma na subida com Jesus, para fazermos experiência do seu esplendor divino e assim, fortalecidos na fé, prosseguirmos o caminho com Ele, glória do seu povo e luz das nações”.

Clique aqui e ouça a mensagem.

Fonte: Vatican News