Jesuíta lança nova obra na Feira do Livro de São Leopoldo

A mais nova obra do Pe. Inácio Spohr, SJ, que traz o título História das Casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Colégio Conceição e cinco paróquias, foi lançada na 35ª Feira do Livro de São Leopoldo (RS) na última sexta-feira (10/12). A apresentação do livro foi realizada na Praça 20 de Setembro e contou com a participação do Secretário da Cultura do município, Pedro Vasconcelos, que conversou com o jesuíta diante de cerca de 30 pessoas presentes no evento. 

Publicado pela Editora Padre Reus, e impresso pela Edições Loyola, o livro é o 25º volume da coleção História das casas e destaca a importância do Colégio Conceição para a região, formando profissionais e sacerdotes que levaram educação e espiritualidade para diversas partes do Brasil. O prédio histórico mais tarde veio a se tornar a primeira sede da Unisinos, que hoje é reconhecida como uma das principais universidades nacionais. Já no campo da espiritualidade, a obra traz recordações históricas das paróquias Nossa Senhora da Conceição, São José Operário, Nossa Senhora das Graças, do Beato São José de Anchieta e de Nossa Senhora Medianeira, mostrando uma relação de apoio e cumplicidade entre religiosos e a população de diversas comunidades leopoldenses.

Em bate-papo com o público, Pe. Inácio procurou falar sobre como as ações de padres e irmãos transcenderam o âmbito religioso, sendo importantes também no desenvolvimento da cidade gaúcha. “Abordei vários aspectos desde a chegada dos jesuítas ao estado a partir de meados do século 19. Ao mesmo tempo, elenquei as obras realizadas nas paróquias, colégios e seminários, no campo da cultura, da imprensa, das ciências, da formação das famílias, do cooperativismo e dos encontros no campo religioso”, pontuou.

De acordo com Vasconcelos, a Feira do Livro foi o local ideal para trazer à população um pouco mais a respeito da contribuição da Companhia de Jesus para o município e o Vale dos Sinos. “Ficamos muito felizes com a presença do Pe. Inácio. Ele nos trouxe a relevância dos jesuítas para São Leopoldo e região, além da importância também dessa coleção em que ele está lançando mais um volume, contando essa história de padres e irmãos junto a escolas, espaços culturais… eles trouxeram um valor muito grande para a educação e para a cultura leopoldense”, afirma Vasconcelos.

O livro custa R$ 35,00 e está à venda na Livraria Padre Reus, em dois endereços: na Rua Duque de Caxias, 805, no Centro de Porto Alegre (RS), e no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do Padre Reus, em São Leopoldo (RS). Ele também pode ser encomendado pelo telefone (51) 3224.0250 ou pelo WhatsApp (51) 99796-4567.

 

Sobre a coleção

Lançada em 2014, no bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, a coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional. Pe. Inácio Spohr realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários por meio de documentos como diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da Província, produzindo um relato cronológico desses locais.

Os 25 volumes contemplam as cidades de: São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo (dois volumes), São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo (três volumes), Ivoti, Montenegro, Estrela, Lajeado, Nova Petrópolis, Gravataí, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul; e Itapiranga e Nova Trento, em Santa Catarina.