Os 90 anos de vida do Pe. Benno Brod

Atualmente dedicado às missas, confissões e atendimento aos romeiros do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Benno Brod celebra 90 anos de vida no domingo, dia 14 de junho. Com 70 anos dedicados à Companhia de Jesus, nasceu na cidade de Santo Cristo (RS), em 1930.

Ingressou na Companhia de Jesus em Pareci Novo, em 1950, local onde estudou letras clássicas. Após cursar Filosofia e Teologia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, foi ordenado presbítero em  1963, data do aniversário de sua mãe, Verônica Brod. Da família de Pe. Benno, seu irmão, Lino Brod, falecido em 2007, também seguiu os passos da vida religiosa, ao se tornar irmão jesuíta.

Ao longo de sua trajetória religiosa, foi pároco nas cidades de São Leopoldo e Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul; Itapiranga e Nova Trento, em Santa Catarina. Entre 1997 e 1998, dedicou-se a Estudos Bíblicos no Instituto Bíblico de Jerusalém, em Israel, indo ao encontro de um dos grandes apreços do jesuíta: a Sagrada Escritura e tudo que a envolve.

Outra atividade que carrega grande estima de Pe. Benno é a música. Foi professor de canto orfeônico e, em muitas ocasiões, regente do coral. Bom cantor, como muitos dizem, foi o grande incentivador do Coral São José, quando ocupou o cargo de pároco em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Outra qualidade de Pe. Benno é o gosto pela tradução: são dezenas de artigos e livros que traduziu do francês ou alemão para o português.

Do dia a dia, Pe. Benno é conhecido por seu temperamento mais reservado, mas tido por todos como um homem de coração de ouro, que se entrega de corpo e alma aos trabalhos pastorais, principalmente, quando tem contato com os mais variados públicos e lança mão de seus dons para a oração e a fala. “Gosto da Companhia, da Igreja, da Palavra de Deus, do Povo de Deus, trabalhando como jesuíta e padre. Nunca, em minha vida, poderei agradecer a Deus essas graças”, diz Pe. Benno.