Do Vaticano: Indulgências especiais aos fiéis atingidos pelo Covid-19

O dom das Indulgências especiais é concedido aos fiéis atingidos pelo Covid-19, em geral conhecida como coronavírus, assim como aos profissionais da saúde, aos familiares e a todos aqueles que cuidam deles de qualquer maneira, inclusive através da oração.

A Igreja é mestra, mas também é mãe. Torna-se flexível quando há situações nas quais saímos da normalidade, principalmente no âmbito social e histórico. Assim, nesta sexta-feira (27/3), às 14 horas, Papa Francisco dará a bênção extraordinária, que só acontece no Natal e na Páscoa, sobre a cidade de Roma e sobre o mundo, por conta da situação atual e que dela procede indulgência plenária.

Sabendo que em alguns momentos o acesso à confissão auricular (diretamente com um sacerdote) se torna difícil, como agora, e diante da dificuldade dos sacramentos serem ministrados aos católicos, a Penitenciária Apostólica, bem como o Papa, podem nos dar alternativas para amenizar as nossas penas temporais causadas pelo pecado (indulgências plenárias). No documento recente, foi decretado que indulgências especiais estão concedidas para fiéis atingidos pela Covid-19 (coronavírus) e também se estende aos profissionais e familiares que estão cuidando deles.

Também a indulgência é concedida, conforme o decreto, para “fiéis que oferecerem uma visita ao Santíssimo Sacramento, ou a adoração eucarística, ou a leitura da Sagrada Escritura durante pelo menos meia hora, ou a recitação do Santo Rosário, ou o exercício piedoso da Via-Sacra, ou a recitação do Rosário da Divina Misericórdia, para implorar de Deus Todo-Poderoso o fim da epidemia, alívio para os aflitos e salvação eterna para aqueles que o Senhor chamou a si.”

O decreto pode ser encontrado em http://www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20200319_decreto-speciali-indulgenze_po.html#NOTA

O que é a Indulgência Plenária?

Por meio das indulgências, os fiéis podem obter para si próprios, e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, consequência do pecado.