De um helicóptero partindo do CECREI, reitor do Santuário deu a benção sobre São Leopoldo no dia de Corpus Christi

Devido ao coronavírus, tradicional procissão de Corpus Christi foi substituída por uma benção aérea para a população e, em especial, ao Hospital Centenário.

A cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, recebeu nesta quinta-feira (11/6) uma benção dos céus neste Corpus Christi. A bordo de um helicóptero, o reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Pe.  Resende, levando o Santíssimo Sacramento, pediu a Deus a proteção da cidade contra o coronavírus (COVID-19).

Em torno de 50 pessoas participaram da missa realizada no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), às 9h, seguida de uma procissão sobre tapetes feitos de cobertores que serão doados.  A música ficou por conta da Banda Natividah, grupo que acompanha fielmente as celebrações do Santuário. Eram quase 11 horas quando o sacerdote entrou no helicóptero, que pousou no campo de futebol do CECREI. Depois de sobrevoar alguns bairros, pétalas de flores foram lançadas sobre o Hospital Centenário, em sinal de apoio a todos os profissionais da saúde e aos enfermos. “Quando sobrevoávamos o Hospital e vimos os profissionais acenando pra Jesus como também outras pessoas na sacada de suas casas, me deu um nó na garganta que não consegui falar nada. Rezei um pouco em silêncio e então fiz a oração da benção, enquanto as pétalas eram lançadas. Estou muito feliz por tudo ter dado certo!”, relata, emocionado, Pe. Resende.

Segundo ele, a ideia de abençoar a cidade a bordo de um helicóptero surgiu como uma solução criativa por conta do isolamento social, visto que o feriado de Corpus Christi representa uma das datas de maior circulação de pessoas nas igrejas e no Santuário.  “Como não poderíamos realizar a tradicional procissão de Corpus Christi tivemos a inspiração de realizarmos de forma diferenciada, sobrevoando a cidade com o Santíssimo Sacramento, levando conosco água benta e a imagem de Padre Reus, que junto de Deus e de Nossa Mãe Maria, intercedem por nossa cidade”, disse o jesuíta.

Além de preparar o espaço físico que acolheu a missa e a procissão, o CECREI realizou uma ação solidária substituindo os tradicionais tapetes coloridos por cobertores que serão doados ao Lar São Francisco, instituição que acolhe cerca de 30 idosos, localizado ao lado do Hospital Centenário. O coordenador do CECREI, Luis Felipe Leiftheit, explica que nesse momento mesmo estando sem atividades, o Centro tem conseguido ajudar a comunidade não só do ponto de vista espiritual, mas, também, material, com a doação de cobertores e frutas às entidades necessitadas.

A cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelas páginas do Santuário e do CECREI no Facebook, contou com pico de 500 visualizações simultâneas e tiveram um alcance de mais de 11.000 pessoas no total,  número dividido entre usuários que acessam ao vídeo da missa e aqueles que visualizam pela timeline do Facebook.  A imprensa gaúcha também repercutiu a bênção: a RBSTV apresentou o convite do padre no telejornal matutino Bom Dia Rio Grande e mostrou cenas do voo no Jornal do Almoço. O Jornal Vale dos Sinos também trouxe matéria alguns dias antes para a população local.

Todo esse trabalho foi fruto de uma parceria entre o Santuário, o CECREI, a Banda Natividah e a Frisonfly Táxi Aéreo, Serviços e Escola de Aviação.