Dentro da missão de evangelizar, potencializando a sua característica de ser um centro de fé que atrai tantos fiéis católicos, o Santuário Sagrado Coração de Jesus junto ao túmulo do Servo de Deus Pe. Reus, em São Leopoldo (RS), celebra, nas tardes do segundo sábado de cada mês, às 16h30, a Missa com Crianças. Trata-se de uma oportunidade de uma catequese ampliada e continuada muito útil para a educação religiosa dos filhos daqueles que ao cumprir o preceito dominical, tiram proveito deste instrumento litúrgico, didático e lúdico para a evangelização das crianças e adolescentes.
Além de uma acolhida e atenção especial, dada pelo presidente da celebração e reitor do Santuário, Pe. Nonato Resende, SJ, o momento da homilia é entrelaçado e potencializado por uma apresentação lúdica, com o auxílio de um teatro de fantoches, no qual a dramatização infantil tem conteúdo especialmente aplicado ao estímulo do conhecimento da fé e de atitudes muito importantes para o desenvolvimento da pessoa humana, como o amor a Deus, constância nos atos de fé, obediência aos pais, honestidade, amorosidade, compreensão junto aos mais necessitados, perseverança da oração, bom comportamento, dentre outros. Tal ação é apoiada com uma equipe com 15 adultos, seis adolescentes e cinco crianças, membros voluntários que colaboram com o planejamento, a execução e o apoio musical. Os fantoches possuem nomes de santos católicos (Inacinho, Ritinha, Bené, Cidinha etc.), além de um anjo e outro em referência ao Pe. Reus.
Todos os demais momentos seguem as instruções eclesiais dos ritos da liturgia, com algumas adaptações permitidas e até mesmo as previstas no Missal (como uma Oração Eucarística própria, por exemplo). Assim, para além do objetivo principal junto às crianças, os adultos acompanham com todos os elementos presentes em uma missa, e a celebração tem validade como cumprimento de preceito dominical (por ser no sábado à tarde).
A iniciativa já foi realizada durante cinco anos na Paróquia Cristo Rei, em Fortaleza (CE), onde Pe. Resende atuou como pároco. O título “Missa com Crianças”, acentuando a preposição “com” e não usando o “das”, lembra-nos que a missa é uma ação de graças a Deus Criador, ofertando-Lhe o Filho Salvador na força do Espírito Santo, aberta a todos os batizados, não podendo, assim, ser particularizada em tema ou público populacional específicos em exclusividade. A proposta é que a celebração que ocorre com a presença e maior interatividade de crianças tenha, desde o seu título, a verdade própria da Igreja e o devido respeito litúrgico sem alteração da essência de suas verdades.
Equipe Missa Com Crianças