No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas não têm garantido o que comer, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Combater essa triste realidade é urgente e motivou a Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema Fraternidade e Fome, a edição de 2023 tem como lema as palavras de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14.16).

Conforme o texto divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.

A escolha da temática ocorreu durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado no mês de novembro de 2022. A fome já motivou outras duas Campanhas da Fraternidade.  A primeira vez que foi 1975, com o tema Fraternidade é repartir e o lema Repartir o pão. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema Pão para quem tem fome.

Confira aqui os materiais da Campanha da Fraternidade 2023: https://bit.ly/3QusmkX

Oração da CF 2023

Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém.