Muitos são aqueles que buscam na oração e na Palavra de Deus um conforto para diminuir a saudade de familiares e amigos que partiram. Para trazer acolhimento ao coração dos fiéis nesses momentos, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, junto ao túmulo do Padre Reus, em São Leopoldo, abre as portas para a realização da Missa da Esperança, que em 2021 será realizada em quatro datas, sempre às 18 horas e com transmissão pela página oficial do Santuário no Facebook (facebook.com/padrereuussantuariooficial).

Reitor do Santuário, Pe. Raimundo Nonato Resende conta que a celebração existe há mais de 20 anos e foi idealizada pelos próprios fiéis de Padre Reus, com objetivo de reunir as famílias que perderam pessoas queridas em torno da bênção do Sagrado. “A Missa da esperança já integra o calendário do Santuário há anos. Ao chegar, propus darmos uma nova roupagem a ela, mudando o horário e, assim, favorecendo a participação maior das famílias. Atualmente, a celebração é realizada a cada três meses (março, junho, setembro e dezembro), sempre na primeira quarta-feira de cada mês, recebendo de braços abertos todos que desejarem participar deste momento de comunhão”, frisa o jesuíta.

De acordo com Susana Fidelis, que integra o grupo de idealizadores da Missa da Esperança, a celebração é um espaço para todas as pessoas e que, mesmo aquelas oriundas das mais diversas crenças, têm no Santuário um local de respeito e acolhimento. “A Missa da Esperança iniciou em 1999, com o objetivo de reunir as famílias que perderam seus familiares. A primeira celebração ocorreu na Paróquia São José Operário, em São Leopoldo, e ao longo do tempo, passou a ser realizada no Santuário.  Hoje, ela faz parte da vida das pessoas de São Leopoldo. Há leveza e fé renovada por meio da Comunhão dos Santos”, conclui.

Confira as datas da Missa da Esperança em 2021 (18 horas):

– 03 de março

– 02 de junho

– 1º de setembro

– 1 de dezembro