Padre João Batista Reus

Nascimento e infância

João Batista Reus (Johann Baptist Reus, em alemão) nasceu no dia 10 de julho de 1868, na cidade de Pottenstein, no estado da Baviera, na Alemanha.

Filho de João e Ana Margarida Reus recebeu uma primorosa educação religiosa, sendo, desde menino, devoto fervoroso da Mãe de Deus e do Menino Jesus.

A família de João Batista Reus era grande, contando com ele, seus pais e outros dez irmãos, sendo que uma de suas irmãs também seguiu a vida religiosa.

João Batista Reus aos 12 anos, em 1880.
No quartel, como aspirante a oficial, em 1890.

Juventude e ingresso na Companhia de Jesus

Em sua juventude, João Batista Reus dedicou-se aos estudos e, logo após, prestou serviço militar. Entrou para o seminário na cidade de Bamberg, também na Baviera, onde ordenou-se sacerdote em 30 de julho de 1893.

Vencendo obstáculos que se opunham à sua vocação religiosa, ingressou na Companhia de Jesus em 16 de outubro de 1894, na cidade de Blinjenbiik, na Holanda.

Após tornar-se jesuíta, realizou a Terceira Provação (etapa final da formação de um jesuíta) em Wijnandsrade, também na Holanda, no período entre setembro de 1899 a julho de 1900.

Chegada ao Brasil e primeiros anos no país

Após completar sua formação como jesuíta, foi enviado para o Brasil, onde chegou no dia 10 de setembro de 1900 e dedicou seus primeiros 11 anos no país ao trabalho apostólico na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Em 1912, trabalhou no Colégio Anchieta, de Porto Alegre, onde passou a receber distinção por suas graças místicas e, no ano de 1913, tornou-se pároco da Paróquia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, sendo conhecido por sua piedade e devoção. Até o ano de 1923, esteve como capelão do Colégio São José, das Irmãs Franciscanas.

Durante muitos anos foi professor de teologia e orientador espiritual no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), onde se dedicou à formação do clero.

Ardente devoto e apóstolo do Sagrado Coração de Jesus, do Imaculado Coração de Maria e do Santíssimo Sacramento, tinha como lema “amar e sofrer”, e dizia querer ser “vítima de amor”.

Vinda ao Brasil, em 1900, aos 32 anos de idade.
No trabalho pastoral, em Rio Grande, no ano de 1907.

Estigmas e vida reservada

Em 7 de setembro de 1912, Padre Reus recebeu estigmas que, embora invisíveis, eram extremamente dolorosas.

Sempre se mostrando muito reservado, era conhecido por sua vida santa, de grande união com Deus, o que impressionava a todos que o conheciam.

Fato curioso é que, somente depois de 50 anos de sacerdócio e, a muito custo, aceitou celebrar missa para toda a comunidade, pois, até então, a celebrava apenas em capela reservada.

Legado em diversos escritos

No decorrer de sua vida, Padre Reus escreveu diversas obras em português, espanhol, alemão e italiano, como o ‘Curso de Liturgia’, uma breve biografia dos Santos Mártires das Missões, além de diversos livros de orações e numerosos artigos.

Seu Diário Espiritual e Autobiografia revelam uma alma singular e mística. Escritos por ordem dos superiores, registram extraordinárias graças místicas, numerosas visões e êxtases.

Foto de 1943, ano em que celebrou 50 anos de sacerdócio.
Túmulo passou a ser visitado por milhares de fieis.

Falecimento e fama de santidade

Aos 79 anos de idade, já suspirava pela união definitiva com seu Deus. Em 10 de junho de 1947, Padre Reus celebrou sua última missa.

No dia 21 de julho de 1947, Padre Reus faleceu com fama de santidade, no então Colégio Cristo Rei, São Leopoldo (RS). Foi enterrado no cemitério dos Jesuítas na mesma cidade.

Logo depois da sua morte, começou a afluir gente ao seu túmulo para rezar e pedir graças. A partir de então, iniciaram-se os relatos de graças alcançadas por sua intercessão.

Hoje, o túmulo do Padre Reus, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, é um dos principais pontos turísticos de São Leopoldo e um dos mais importantes pontos de turismo religioso do Rio Grande do Sul, recebendo anualmente 1,5 milhão de devotos.