Processo de beatificação

1947

O Padre João Batista Reus faleceu com fama de santidade no dia 21 de julho de 1947, no então Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.Após ser enterrado no cemitério dos Jesuítas, na mesma cidade, seu túmulo passou a receber muitas pessoas, que vinham rezar e pedir graças, iniciando a partir de então os relatos de graças alcançadas por intercessão do Padre Reus.

1953

Em junho de 1953, foi iniciado o Processo Informativo da Causa de Beatificação do Padre Reus, realizado por meio da Arquidiocese de Porto Alegre. A partir da data, Padre Reus começou a chamar-se ‘Servo de Deus’.

1958

Concluído o Processo Informativo da Causa de Beatificação do Padre Reus, o mesmo foi levado a Roma no dia 10 de dezembro de 1958, para a Congregação das Causas de Canonização.

2003

Em janeiro de 2003, o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, autorizou a transferência do Processo da Causa Reus para a Diocese de Novo Hamburgo, uma vez que o túmulo do Servo de Deus se encontra nessa Diocese. A seguir, em diversos anos, a Cúria da Diocese de Novo Hamburgo realizou o Processo Supletivo sobre a continuidade da fama de santidade de Padre Reus e o Processo Supletivo com a Comissão Histórico. Todos esses processos foram analisados e avaliados pela Congregação da Causa dos Santos, do Vaticano.

2013

No dia 11 de outubro de 2013, a mesma Congregação da Causa dos Santos declarou a validade do Processo Informativo realizado na Cúria Eclesiástica da Arquidiocese de Porto Alegre (1958) e de duas Inquirições da Cúria da Diocese de Novo Hamburgo (2006 e 2012), a respeito da vida, das virtudes, da fama de santidade e sinais extraordinários de Padre Reus. Após essa aprovação, a Postulação Geral da Causa dos Santos da Companhia de Jesus em Roma recebeu todo esse material dos Processos e, com base dos depoimentos, começou a preparar e escrever a chamada Positio, com a qual se deve comprovar as virtudes de Padre Reus.

2015

De 2015 a 2018, houve uma interrupção na escrita da Positio da Causa Padre Reus, ocorrendo também uma mudança na Postulação Geral da Causa dos Santos da Companhia de Jesus em Roma, com a nomeação de um novo Postulador Geral, que assumiu em setembro de 2017.

2018

No início de 2018, foi nomeado um Colaborador Externo da Causa Reus, que corresponde ao que anteriormente era chamado de Vice-Postulador da Causa, e que continua a escrita do Positio.

2021

Em julho de 2021, vários documentos relativos à Positio foram entregues ao Relator na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano. E, assim, a Causa de Beatificação do Servo de Deus, Padre João Batista Reus, vai progredindo passo a passo.