A Novena pela causa da Beatificação do Pe. Reus foi encerrada com a 16ª Romaria presencial no último domingo (10/07), após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19. Segundo a Guarda Civil Municipal de São Leopoldo (RS), ao menos 9 mil pessoas estiveram reunidas na procissão para orar pelo processo que tramita no Vaticano para reconhecer Pe. João Batista Reus como um dos Beatos da Companhia de Jesus.

Durante o evento, um dos momentos mais marcantes aconteceu em frente ao Hospital Centenário. Pe. Raimundo Nonato Resende, SJ, Reitor e administrador do Santuário Sagrado Coração de Jesus, contou sobre ele: “Inspirados pelo Evangelho do dia, a parábola do Bom Samaritano, pedi, diante do hospital, para todos se virarem, estenderem as mãos e se colocarem a pensar em todos os irmãos que carecem de ajuda, nos enfermos e nos que trabalham em nossos hospitais, clínicas e postos de saúde. Pedi que fizessem silêncio e rezassem ao Pai. Fizemos um minuto de silêncio profundo e não se ouviu um ruído! Foi divino. Creio que naquele momento o clamor dos fiéis chegou ao coração compassivo de Deus”.

Emocionado após a caminhada, Vicente Strehl comentou: “O Pe. Reus vem me acompanhando desde criança, sempre fui devoto e me sinto emocionado vendo as manifestações e a fé das pessoas pelo religioso. Como animador das Romarias, sou grato por poder ajudar para a Causa da sua Beatificação”. Também devota do jesuíta, sua esposa Fabiani Sparremberger Strehl, funcionária do santuário, descreveu como se sentiu: “É emocionante presenciar tamanha demonstração de fé dos devotos do Pe. Reus, seja pedindo ou agradecendo graças”.

Os ciclistas marcaram presença na procissão, acompanhando a estátua do padre, à frente da Romaria. A associação Ciclosinos organizou uma arrecadação de alimentos para o projeto Banco de Alimentos da UNISINOS, que visa a melhoria da qualidade da alimentação e da nutrição da população vulnerável e atua em Porto Alegre (RS) e no Vale dos Sinos (RS). Outros devotos do Pe. Reus também escolheram o mesmo meio de transporte para participar e, ao final da caminhada, houve o sorteio de uma bicicleta.

Às 11h, a missa de encerramento foi presidida pelo bispo Dom Edson Batista (natural de São Leopoldo) no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Pe. Resende descreveu: “A missa foi como há tempos não se celebrava. O Bispo Dom Edson se mostrou super acolhedor e fez uma homilia profunda e serena. Falava como um pai fala ao coração do filho. A celebração teve momentos de silêncio e o povo correspondeu em todos. Não havia pressa em nenhum momento. Por toda a manhã, desde às 9h, o povo esteve em um clima de oração”.

A Novena

A programação da Novena, iniciada em 1 de julho, contou também com uma Romaria motorizada (03/07) e missas diárias em diversas paróquias da região.

A beatificação é concedida pela Igreja, e o processo confirma que a pessoa a quem o estatuto foi atribuído se encontra no Paraíso e pode interceder pelos fiéis que lhe recorrem em oração.